Desde o início da pandemia, nós profissionais, tivemos que nos adaptar a nova realidade. E as aulas online surgiram para garantir que as gestantes pudessem continuar ou iniciar um programa de exercícios sem precisar se expor na rua.
Desde março de 2020, fui ajustando a forma de atendimento, e neste momento consegui uma maneira que as gestantes pudessem de forma segura e eficiente manter a saúde física e mental nesse momento difícil.
A redução da atividade física e do exercício físico, somados ao aumento do estresse estão associados ao ganho excessivo de peso, diabetes e complicações cardiovasculares gestacionais que afetam a mãe, o feto e o recém-nascido.
E esse estudo de Silva-Jose e colaboradores (2020), veio confirmar os benefícios das aulas online. Eles investigaram os efeitos das aulas online sobre a pressão arterial de mulheres durante a gestação.
O programa de exercícios foi realizado 3 x por semana em duas modalidades:
1. Trabalho individual (2 aulas semanais): Treinos gravados com informações visuais completas e indicações quanto aos exercícios a serem realizados.
2. Trabalho de grupo (1 aula semanal): As aulas foram supervisionadas online através da plataforma do Zoom.
As aulas foram divididas desta forma:
Aquecimento com exercícios gerais de 5–7 min: amplitude de movimento variada, sem atividades de impacto;
Exercícios aeróbicos de 8–10 min: os exercícios foram realizados para aumentar a intensidade até a percepção de esforço moderada;
Exercícios de fortalecimento muscular de 10-12 min: foram incluídos exercícios para panturrilha, quadríceps, isquiotibiais, adutores, abdutores, abdômen, peitoral, ombros e musculatura paravertebral.
Os grupos musculares foram distribuídos nas 3 aulas semanais. Durante cada aula online, uma ou duas séries de 10–12 repetições foram realizadas para cada grupamento muscular. Também foram incluídos exercícios para os grupamentos musculares mais debilitados durante a gestação, com o objetivo de evitar a descompensação muscular.
Exercícios de coordenação e equilíbrio de 5–8 min: Tarefas simples de coordenação foram realizadas com equipamentos esportivos, bem como exercícios de equilíbrio do eixo corporal.
Fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico de 8 a 10 minutos: exercícios de Kegel
Relaxamento de 5 a 7 min para diminuir gradualmente a intensidade do trabalho com exercícios de flexibilidade, alongamento e relaxamento.
Conversar por cerca de 7 minutos com o objetivo de que as mulheres expressassem clara e abertamente suas sensações e percepções vivenciadas durante a aula online. Esta parte foi realizada apenas durante a sessão virtual de grupo.
Conclusão
Umm programa de aulas online na gravidez realizado durante o confinamento de COVID-19 pode ajudar a controlar a pressão arterial sistólica antes e imediatamente após o parto em grávidas saudáveis.
Prof. André Lima @pilates_andrelima