Liberação miofascial e seus benefícios

 

O que é?

Liberação miofascial refere-se à ação de destravar e reequilibrar os músculos (mio) e seus envelopes de tecido conjuntivo (fáscias). Ambos, pelo uso e pelas atividades motoras e posturais – juntamente com a força de gravidade que comprime o corpo para baixo –, tendem à crispação e retração ao longo do tempo.

O resultado é um corpo limitado em seus movimentos, menos elástico, retraído, com postura deficiente e sem liberdade respiratória. O que por sua vez causa dores, fadiga, irritação, ansiedade, estresse e envelhecimento precoce. A manipulação deste tecido pelo terapeuta, promove sua liberação e melhora da função musculoesquelética.

O que são fáscias?

As fáscias são membranas de tecido conjuntivo que servem de envelopes para todas as estruturas de nosso organismo, desde os ossos, vasos e nervos, passando pelos órgãos internos, até os músculos e a pele. São comparadas a envelopes, pois recobrem toda a superfície de uma estrutura, dando-lhe forma e sustentação e assegurando sua função.

Outra atribuição fundamental de algumas fáscias é a defesa imunológica, visto que por elas circula a linfa, fluido responsável pela eliminação de impurezas e toxinas do organismo.

 

As fáscias dos músculos

Primeiramente, a liberação miofascial se ocupa principalmente das fáscias que recobrem os músculos, que por sua vez têm ligação com os tendões e os ossos. Um músculo é constituído de inúmeras finas fibras agrupadas, cada fibra sendo capaz de produzir movimento. Cada uma dessas fibras é recoberta de uma fáscia, que nas extremidades do músculo encontram-se e formam os tendões, que por sua vez inserem-se nos ossos e têm continuidade com eles. Cada músculo, com seu grupo de fibras e envelopes, é também todo recoberto por um envelope conjuntivo. Essa estruturação forma um sistema fechado, onde qualquer impulso ocorrido num ponto será transmitido aos demais.

Benefícios da Liberação Miofascial

  •   Respostas vasomotoras
  • aumento do fluxo sanguíneo 
  • aumento de nutrientes e oxigênio 
  • melhora a drenagem linfática 
  • restabelece o mecanismo sensorial da propriocepção

As fáscias podem ser consideradas a matriz dos movimentos; sem elas, os músculos não teriam sustentação e capacidade de se contrair e funcionar como alavancas do movimento dos ossos, pois ficariam soltos e disformes sob a pele. Além disso, o envelope conjuntivo permite o deslizamento dos músculos uns sobre os outros, possibilitando a transmissão dos movimentos corporais de maneira ampla e fluida.

 A manipulação das fáscias é uma ferramenta fundamental nos tratamentos do sistema musculoesquelético, devolvendo maior liberdade e organização dos gestos, diminuição de dores e alinhamento postural. É uma abordagem notadamente eficaz no tratamento de tendinites e contraturas musculares.

Alguns materiais podem ser utilizados, como o rolo, bola e o Stick de auto-massagem. 

André Lima

Prof. Educação Física e proprietario do estúdio de Pilates André Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras Publicações

O Pós-Parto é para sempre

Certa vez, em um curso, ouvi da  obstetra Dra. Flávia Tarabini a seguinte frase: “O pós-parto é para sempre”. Essa frase ficou na minha cabeça e realmente faz todo sentido…

Ler mais »

Pilates na Gravidez: 1º Trimestre

O método de condicionamento físico denominado Pilates, desenvolvido no início dos anos de 1920 por Joseph Pilates tem como base um conceito denominado de “contrologia” pelo próprio criador. Segundo Joseph,

Ler mais »

Os efeitos das aulas online na gravidez

Desde o início da pandemia, nós profissionais, tivemos que nos adaptar a nova realidade. E as aulas online surgiram para garantir que as gestantes pudessem continuar ou iniciar um programa de exercícios sem precisar se expor na rua.

Ler mais »

Dor Ciática na Gravidez

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, sendo formado por várias raízes nervosas que vêm da coluna vertebral. O nervo ciático se inicia no final da coluna,

Ler mais »
Não há mais publicações
Iniciar conversa
1
Precisa de Ajuda!?
Olá!
Nós vamos te Ajudar!