A definição literal de Home Office é Escritório em casa, ou seja, você não precisa estar fisicamente no escritório convencional, “preso” numa baia, para cumprir suas metas ou produzir mais e/ou melhor. E o que era algo quase improvável ou pouco difundido, tornou-se uma necessidade graças a situação de isolamento causada pelo COVID-19. Era o empurrãozinho que faltava para consolidar o Home Office, ou trabalho remoto, nas pequenas e grandes empresas.
O Home Office já mostrou que é possível ter uma independência do escritório, e as empresas comprovaram também que os seus colaboradores ficam mais feliz e com ótimos resultados.
Mas nem tudo são flores…Primeiramente, no início da pandemia, qualquer lugar servia como escritório: na sala, na cozinha ou até mesmo no sofá. Num primeiro momento funcionou. No entanto, segundo o Google Trends, nunca a expressão “dor nas costas” foi tão buscada no Brasil como em abril de 2020.
Pensando nisso, vou dar algumas dicas de como trabalhar no conforto de casa, mas sem sobrecarregar sua coluna.
5 dicas para o Home Office sem dor nas costas
1- Durma corretamente
Às vezes negligenciamos nossa maneira de dormir. Mas se pararmos para pensar, passamos muito tempo de nossas vidas na cama. O ideal é dormir sempre de lado, mantendo o alinhamento da coluna; joelhos flexionados a 90 graus e com um travesseiro entre eles.
2-Prepare-se antes de iniciar o trabalho
Quando acordar, se estique e dê uma bela espreguiçada! Isso ajuda a ativar e preparar o corpo para mais um dia de trabalho.
3- Levante-se a cada 30 minutos
Estudos recomendam que a cada 30 minutos sentado, você precise de 5 minutos em pé, caminhando e até mesmo se alongando. Neste caso, alongamento da coluna, panturrilha e do pescoço são os mais indicados.
4- Exercite-se regularmente
Todas essas dicas de alongamento acima são excelentes, mas você precisa preparar sua musculatura de uma forma mais efetiva e regular. Pelo menos 3 x por semana é o ideal para se obter um condicionamento mínimo. Exercícios de alongamento, força, mobilidade e aeróbico precisam estar no seu treino.
5- Troque a cadeira por uma bola (Dica Ouro)
Experimente trocar sua cadeira de trabalho por uma “bola de Pilates”. Sim, isso mesmo! Só o fato de ficar sentado nessa bola, sua musculatura mais profunda, as estabilizadoras da coluna, estarão sendo ativadas o tempo todo. Desta maneira, sua coluna estará numa posição correta o tempo todo. Mas procure uma bola em que você consiga sentar com os pés no chão e os joelhos em 90 graus.
Concluindo:
E se você ainda não se sente confortável de ir para uma academia, ou não gosta mesmo, calma! Assim como seu trabalho você faz em casa, seu treinamento físico também pode ser feito! Exercícios funcionais, Ioga e o Pilates de solo, podem ser feitos tranquilamente em casa. Também nos adaptamos a essa nova realidade. Então, vamos nos mexer!!!