Exercício físico e gravidez

Fazer atividade física tem se tornado cada vez mais frequente. As pessoas estão tentando buscar uma vida mais saudável e ativa, praticando algum esporte ou exercício físico, em contraste com o sedentarismo muito comum nos dias de hoje.
Primeiramente, os benefícios de quem se exercita são amplamente divulgados, e durante a gravidez, é possível praticar algum esporte? A grávida pode fazer atividade física?
Não só pode como deve!!!
Além disso, a prática de exercícios durante a gravidez também têm seus benefícios. Há uma melhora no condicionamento físico, diminuição do risco de desenvolver hipertensão, diabetes gestacional e pré eclâmpsia. Portanto, a gestante que se mantém ativa tem um melhor controle do ganho de peso, melhora a sua disposição e ajuda a preparar o corpo para o parto, principalmente para o parto normal.
No entanto é fundamental o acompanhamento regular de um profissional de Educação Física capacitado e liberação médica.

Pós-parto

No pós parto a nova mamãe deve retornar os exercícios tão logo for liberada. A recuperação torna-se mais rápida, ajudando a voltar ao peso pré gestacional, melhorando o humor e restaurando as energias.
 pilates na gravidez
É importante falar também que a grande maioria das grávidas poderá começar a fazer atividade física ainda no primeiro trimestre. Para isso, deve-se sempre solicitar autorização do seu médico, respeitando os limites do seu corpo e a sua capacidade física. Quem já praticava atividade física antes de engravidar tem mais opções de atividades que a mulher que era sedentária e que só começou a fazer exercícios depois que descobriu a gravidez.

Melhores atividades

Das atividades mais realizadas nesse período encontramos o Pilates, Hidroginástica, Yoga, Alongamentos e a Musculação.
O Pilates está entre os mais procurados, pois é uma modalidade que ajuda no fortalecimento muscular, melhora a distribuição do peso corporal, alivia desconfortos lombares e prepara a região pélvica para o parto normal.
Para concluir, todas as atividades devem ser praticados com moderação e sempre supervisionados por profissionais experientes.
Em alguns casos pode haver restrições como: sangramentos, ameaça de aborto, hipertensão descompensada, contrações uterinas, entre outros.
Consulte o seu médico para avaliar suas condições de saúde e procure um profissional capacitado para começar a se exercitar.
E você mamãe, o que está esperando para começar a se exercitar?
Dra Thayanna Alves Matsuda
Ginecologista e Obstetra
Formada em Gestação de Alto Risco pela UERJ-RJ
CRM: 52.964786

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras Publicações

O Pós-Parto é para sempre

Certa vez, em um curso, ouvi da  obstetra Dra. Flávia Tarabini a seguinte frase: “O pós-parto é para sempre”. Essa frase ficou na minha cabeça e realmente faz todo sentido…

Ler mais »

Pilates na Gravidez: 1º Trimestre

O método de condicionamento físico denominado Pilates, desenvolvido no início dos anos de 1920 por Joseph Pilates tem como base um conceito denominado de “contrologia” pelo próprio criador. Segundo Joseph,

Ler mais »

Os efeitos das aulas online na gravidez

Desde o início da pandemia, nós profissionais, tivemos que nos adaptar a nova realidade. E as aulas online surgiram para garantir que as gestantes pudessem continuar ou iniciar um programa de exercícios sem precisar se expor na rua.

Ler mais »

Dor Ciática na Gravidez

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, sendo formado por várias raízes nervosas que vêm da coluna vertebral. O nervo ciático se inicia no final da coluna,

Ler mais »
Não há mais publicações
Iniciar conversa
1
Precisa de Ajuda!?
Olá!
Nós vamos te Ajudar!