Dor Ciática na Gravidez

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, sendo formado por várias raízes nervosas que vêm da coluna vertebral. O nervo ciático se inicia no final da coluna, passa pelos glúteos, parte posterior da coxa e, quando chega no joelho, se divide entre nervo tibial e fibular comum, e chega até os pés. E é nesse trajeto todo que ele pode causar dor com sensação de formigamento, pontadas ou choque elétrico. Quando existe compressão ou inflamação deste nervo, surge a dor ciática que causa sintomas como dor intensa no fundo das costas, glúteo ou pernas, dificuldade em manter a coluna ereta e dor ao andar. Nestes casos é importante procurar um médico ortopedista ou fisioterapeuta para que ele possa orientar o tratamento adequado.

Dor ciática na gravidez

Em geral, 50 a 60% das mulheres sofrem de dor ciática durante a gravidez. E a intensidade dessas dores tendem a aumentar , caso não sejam tratadas. E os principais fatores que causam essas dores são:

🟣ao aumento de peso;

🟣aumento do hormônio chamado RELAXINA, causando instabilidade e frouxidão ligamentar, principalmente na região pélvica;

🟣alteração do centro de gravidade da mulher, o que pode levar à compressão deste nervo.

🟣o alargamento do quadril (necessário para passagem do bebê), causando uma rotação externa da coxa, fazendo com que o músculo Piriforme fique tensionado, pressionando ramos do nervo ciático que passam por ele. 

Como Tratar

Os tratamentos mais eficazes para essa descompressão do nervo ciático e alívio das dores são conservadores, ou seja, mobilizações, liberações miofasciais, alongamentos e relaxamentos. Atividades como a natação, Ioga e o Pilates serão as mais indicadas.

Procure profissionais especializados em atendimentos às gestantes, isso será fundamental para o sucesso do tratamento

André Lima @prof.andrelima_oficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras Publicações

O Pós-Parto é para sempre

Certa vez, em um curso, ouvi da  obstetra Dra. Flávia Tarabini a seguinte frase: “O pós-parto é para sempre”. Essa frase ficou na minha cabeça e realmente faz todo sentido…

Ler mais »

Pilates na Gravidez: 1º Trimestre

O método de condicionamento físico denominado Pilates, desenvolvido no início dos anos de 1920 por Joseph Pilates tem como base um conceito denominado de “contrologia” pelo próprio criador. Segundo Joseph,

Ler mais »

Os efeitos das aulas online na gravidez

Desde o início da pandemia, nós profissionais, tivemos que nos adaptar a nova realidade. E as aulas online surgiram para garantir que as gestantes pudessem continuar ou iniciar um programa de exercícios sem precisar se expor na rua.

Ler mais »
Não há mais publicações
Iniciar conversa
1
Precisa de Ajuda!?
Olá!
Nós vamos te Ajudar!