Diabetes Gestacional e risco de Diabetes tipo 2 após a gestação


Definição

O Diabetes Mellitus Gestacional é definido como qualquer grau de intolerância à glicose iniciado ou detectado durante o período da gravidez, podendo ou não persistir após o parto.

O diabetes acontece quando o pâncreas não é capaz de produzir um hormônio chamado insulina em quantidade suficiente ou quando este hormônio não é capaz de agir de formasatisfatória. Quando isso é detectado pelaprimeira vez durante a gestação, a condição é chamada de diabetes gestacional.

Alterações hormonais na gravidez

Durante a gravidez ocorrem adaptações na produção dos hormônios maternos que permitem o desenvolvimento do bebê. A placenta ao longo da gestação produzhormônios que reduzem a ação da insulina, responsável pela captação e utilização da glicose pelas células do corpo. O pâncreaspara compensar o aumento da resistência insulínica aumenta a produção desse hormônio.

No entanto, em algumas mulheres, este processo não ocorre de forma adequada, resultando em um aumento do nível de glicose no sangue, levando ao desenvolvimento de diabetes gestacional. Quando o bebê é exposto a grandes quantidades de glicose ainda no ambiente intrauterino, há maior risco de crescimento fetal excessivo, o que chamamos de macrossomia fetal e, com isso, aumento da ocorrência de partos traumáticos. Além disso, o diabetes gestacional aumenta o risco de hipoglicemia neonatal e até de obesidade e diabetes na vida adulta.

Causas

O Diabetes gestacional raramente apresenta sintomas e pode surgir em qualquer mulher. Sendo assim,recomenda-se realizar exames para detectar a doença o mais breve possível, de preferência logo na primeira consulta do pré natal, através da glicemia de jejum. Uma vez normal, é necessário reavaliar os níveis glicêmicos a partir da 24ª semana de gestação através do teste oral de tolerância à glicose (TOTG).

Sobrepeso, obesidade pré-gestacional, ganho excessivo de peso durante a gestação, idade da gestante superior a 35 anos, histórico familiar de diabetes em parentes de 1º grau, história prévia de diabetes gestacional ou de bebê com mais de 4kg, gestação múltipla e hipertensão arterial são os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

Como tratar

Muitas vezes, o suporte nutricional adequado associado a atividades físicas regulares durante a gestação são suficientes para controlar o diabetes gestacional. Quando os níveis da glicose não são satisfatórios somente com essas medidas, é necessário o tratamento farmacológico para normalização da glicemia, sendo a insulinoterapia a primeira escolha.

Uma vez o diabetes gestacional tratado de forma correta e os níveis glicêmicos controlados, o risco de complicações é pequeno e mais chances do bebê nascer de forma saudável.

Apesar da maioria das mulheres apresentar normalização da glicemia com o término da gestação, algumas pacientes com diabetes gestacional têm risco aumentado dedesenvolver diabetes tipo 2 em um período de até dez anos após o parto. Início precoce do diabetes gestacional, geralmente antes de 24 semanas, uso de altas doses de insulina, ganho de peso em excesso e histórico familiar de diabetes contribuem para o aumento desse risco.

Recomendações

É recomendado observar os níveis de glicemia através do teste oral de tolerância a glicose a partir de 6 semanas após o parto nas mulheres que apresentaram diabetes gestacional. 

O Diabetes tipo 2 pode ser evitado adotando estilo de vida saudável, com dieta balanceada e prática regular de atividades físicas. O aleitamento materno também deve ser incentivado pois, além dos inúmeros benefícios para mãe e bebê, ainda contribui para a redução do risco de diabetes após a gestação.

Dra. Rachel Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras Publicações

O Pós-Parto é para sempre

Certa vez, em um curso, ouvi da  obstetra Dra. Flávia Tarabini a seguinte frase: “O pós-parto é para sempre”. Essa frase ficou na minha cabeça e realmente faz todo sentido…

Ler mais »

Pilates na Gravidez: 1º Trimestre

O método de condicionamento físico denominado Pilates, desenvolvido no início dos anos de 1920 por Joseph Pilates tem como base um conceito denominado de “contrologia” pelo próprio criador. Segundo Joseph,

Ler mais »

Os efeitos das aulas online na gravidez

Desde o início da pandemia, nós profissionais, tivemos que nos adaptar a nova realidade. E as aulas online surgiram para garantir que as gestantes pudessem continuar ou iniciar um programa de exercícios sem precisar se expor na rua.

Ler mais »

Dor Ciática na Gravidez

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, sendo formado por várias raízes nervosas que vêm da coluna vertebral. O nervo ciático se inicia no final da coluna,

Ler mais »
Não há mais publicações
Iniciar conversa
1
Precisa de Ajuda!?
Olá!
Nós vamos te Ajudar!