O criador desse método que ganhou seu nome, Joseph Hubertus Pilates, nasceu na Alemanha em 1880. Era uma criança frágil, asma e raquitismo eram alguma das doenças que o atingiam. Sua determinação em se tornar fisicamente mais forte o levou a estudar várias formas diferentes de movimento durante toda sua vida. Estudou e se tornou especialista em cultura física, mergulho, ginástica, além de se tornar artista de circo.
Joseph Pilates viveu uma vida longa e saudável, morreu em 1967 aos 87 anos, desde então o método cresceu muito e hoje em dia, o método Pilates não é usado mais somente como atividade física, mas também para fins de reabilitação, por exemplo, podendo tratar grande variedade de patologias.
Os exercícios de baixo impacto e de poucas repetições proporcionam resultados eficazes e, ao mesmo tempo, menos desgastes das articulações e dos músculos, tornando-o praticável por atletas profissionais e por pessoas sedentárias. Tem como característica fundamental a utilização de molas como resistência.
Um dos diferencias do Pilates está na sua versatilidade e na variedade de movimentos. Ao perceber melhoras em sua saúde física e mental, o aluno/paciente tem sua auto-estima elevada, melhorando assim, outras patologias relacionadas a falta de auto-estima.
A história de Joseph Pilates
Como praticar Pilates
Por poder ser executado de infinitas maneiras, é importante que todo praticante de Pilates seja orientado ou por fisioterapeutas ou professores de educação física, de acordo com seus objetivos e necessidades.
O Pilates também é método preferido das gestantes, pois os princípios do método ajudam bastante para uma gravidez sem dores e mais saudável.
Os aparelhos do Pilates
O método Pilates possui 05 aparelhos específicos, além de acessórios, como bolas e elásticos. São eles:
- Reformer – O primeiro equipamento criado por Joseph Pilates. Em forma de cama, é composto por carrinho deslizante que se move sobre trilhos e é ligado a molas para oferecer resistência variável. Foi inspirada em macas de hospital.
- Cadillac – Possui 2 barras de ferro fixas a um colchão, barra de trapézio, 2 barras móveis-uma horizontal e outra vertical. Inspirado no trapézio do circo.
- Combo chair – aparelho em forma de cadeira com estrutura de madeira, molas com resistências diferentes é usado para exercícios de sustentação postural.
- Barrel – É um aparelho formado por meio barril almofadado, ligado a um espaldar a sua frente. Inspirado no antigo “cavalo” da ginástica olímpica.
- Wall Unit – Como o nome diz, é uma “unidade de parede”. Na verdade é uma adaptação do cadillac, pois há apenas uma barra de ferro e um maca, chamada de Matt.
Prof.André Lima– Proprietário do Pilates André Lima