É normal sentir cólicas durante a gravidez?

As cólicas durante a gravidez são relativamente comuns e na maioria das vezes consideradas normais, desde que não sejam muito frequentes e intensas. Então a resposta é simples: sim, é normal sentir cólicas durante a gravidez. O primeiro e o terceiro trimestre da gravidez são os períodos com maior chance das cólicas aparecerem.

As causas das cólicas

As cólicas acontecem por vários motivos, o próprio crescimento do útero no incício da gestação pode provocas cólicas! Além disso, se a mulher tiver alguma cirurgia abdominal ou pélvica ou mesmo cesárea prévia, ela terá aderências e cicatrizes que poderão causar dores à medida que a gravidez evoluir.

Outra causa muito comum de cólica no começo da gravidez são gases. Má digestão e determinados alimentos aumentam os gases, provocando as cólicas e distensão abdominal, gerando desconforto e até uma certa preocupação para a paciente, que às vezes confunde esses incômodos com algo mais grave.

Apesar do segundo trimestre ser o menos provável de aparecer sintomas desconfortáveis, os movimentos fetais aumentam bastante nessa fase e se tornam mais perceptíveis à gestante, podendo causar cólicas quando o bebê se move dentro do útero. 

Com o avançar da gestação, a mulher pode sentir a dor do ligamento redondo, que ocorre quando esse ligamento que suporta o útero é esticado à medida que o útero cresce. Esse tipo de dor geralmente é aguda e fina, porém não é preocupante.

https://youtu.be/J7sz7xXsZVs

Cólicas no final da gravidez

Já no final da gestação, o peso do feto começa a pressionar estruturas internas da pelve, provocando alguma dor abdominal. Algumas pacientes até confundem essas dores com contrações. As famosas contrações de treinamento (Braxton Hicks) também são típicas desse período e geralmente são irregulares, pouco desconfortáveis e rápidas.

Embora nem toda cólica na gravidez seja sinal de algum problema, há casos em que as dores podem se relacionar com situações mais graves. Cólicas mais fortes, que tendem a piorar, acompanhadas ou não de sangramentos, precisam ser avaliadas pelo obstetra. Se a gestação estiver adiantada, as dores também podem ser um sinal de parto prematuro. O melhor é entrar em contato com o médico o quanto antes.

O que fazer para melhorar?

Medicamentos, banho quente, alongamento, exercícios relaxantes e repouso são alguns recursos adotados para aliviar as cólicas tão comuns durante a gestação. O mais importante é conversar sempre com o obstetra para saber a melhor conduta!

Dra. Rachel Tavares- Ginecologista/Obstetra

@dra.racheltavares


O Pilates André Lima é especializado em gravidez e pós-parto. Oferecemos aulas presenciais e online para todas as fases da gestação. Clique aqui e agende sua aula experimental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras Publicações

O Pós-Parto é para sempre

Certa vez, em um curso, ouvi da  obstetra Dra. Flávia Tarabini a seguinte frase: “O pós-parto é para sempre”. Essa frase ficou na minha cabeça e realmente faz todo sentido…

Ler mais »

Pilates na Gravidez: 1º Trimestre

O método de condicionamento físico denominado Pilates, desenvolvido no início dos anos de 1920 por Joseph Pilates tem como base um conceito denominado de “contrologia” pelo próprio criador. Segundo Joseph,

Ler mais »

Os efeitos das aulas online na gravidez

Desde o início da pandemia, nós profissionais, tivemos que nos adaptar a nova realidade. E as aulas online surgiram para garantir que as gestantes pudessem continuar ou iniciar um programa de exercícios sem precisar se expor na rua.

Ler mais »

Dor Ciática na Gravidez

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, sendo formado por várias raízes nervosas que vêm da coluna vertebral. O nervo ciático se inicia no final da coluna,

Ler mais »
Não há mais publicações
Iniciar conversa
1
Precisa de Ajuda!?
Olá!
Nós vamos te Ajudar!