Bola de Pilates: Para que serve e qual tamanho ideal

Bola de Pilates, ou também chamada de Bola Suíça foi desenvolvida nos anos 60 pela Aquilino Cosani, uma fabricante de plásticos italiana.

Essas bolas foram utilizados pela primeira vez em programas de tratamento de recém-nascidos e lactentes pela fisioterapeuta inglesa Mary Quinton, que trabalhava na Suíça. Mais tarde, o Dr. Susanne Klein-Vogelbach, o diretor da Escola de Fisioterapia em Basileia, na Suíça, integrou o uso de exercício com bolas como terapia física para desenvolvimento no neuro-tratamento.

Da fisioterapia, a bola invadiu a prática física no final da década de 80 e foi incorporada à rotina de condicionamento físico nas academias e nos estúdios de Pilates. Embora não faça parte, portanto, dos acessórios originais de Pilates, muitos estúdios possuem bolas coloridas e de diversos tamanhos que oferecem, junto com outros acessórios uma variedade enorme de exercícios, além da bola trazer o lúdico para as aulas e quanto maior o desafio, maior necessidade de controle para não cair e para dominar a bola durante o exercício, ou seja, a exigência muscular é muito maior, sobretudo do CORE (músculos estabilizadores da coluna e do abdômen).

A bola na gestação e no trabalho de parto

Exercícios durante a gravidez

Primeiramente, pelo fato da bola causar certa instabilidade, estimula a ativação dos músculos mais profundos do tronco, os estabilizadores da coluna, que são fundamentais para aguentar a sobrecarga dessa região durante toda gravidez.

Em segundo lugar, é também muito utilizada para relaxamento e mobilidade da coluna e quadril. Mas é necessário que haja bom senso, cautela e conhecimento sobre as alterações biomecânicas e fisiológicas da gestação por parte dos profissionais para não oferecer risco de queda, stress articular ou excesso de pressão abdominal durante seu uso nas aulas de Pilates.

O uso da bola durante o parto

Durante todas as fases da gestação já vimos que ela é bastante utilizada por conta de todos os benefícios citados. E durante o trabalho de parto também tem sido bastante utilizadas pelas maternidades à fim de que os partos se tornem mais leves e agradáveis. Durante o trabalho de parto é muito importante que a gestante esteja bem relaxada, pois dessa maneira será mais fácil a passagem do bebê. Agachamentos também são úteis durante o parto porque abrem a saída da pélvis entre 0,5cm e 1cm a mais, fazendo com que o bebê tenha mais espaço para nascer.

Segundo a gerente de Serviços de Enfermagem Obstétrica e Neonatal da pasta, Gabrielle Medeiros, a técnica traz diversos benefícios. “Por ser instrumento lúdico, tira um pouco da atenção da paciente com relação à dor que ela está sentindo”, explicou.

A bola também permite à paciente permanecer em posição vertical. “Com isso, a gestante tem mais liberdade, podendo ser a protagonista do parto, pois é ela quem vai parir e a equipe de enfermagem estará próxima para auxiliá-la”, acrescentou a gerente.

Qual tamanho ideal da bola de Pilates?

Tudo depende do seu tamanho. O tamanho das bolas, ou seja, o diâmetro, devem estar de acordo com sua altura. Para facilitar na escolha de sua bola de Pilates, aqui vai uma tabela com os tamanhos adequados para sua altura. Confira a lista abaixo e saiba qual o diâmetro recomendado para você:

Diâmetro da bola Altura da pessoa
45 cm 1,40 m a 1,54 m
55 cm 1,55 m a 1,69 m
65 cm 1,70 m a 1,87 m
75 cm 1,88 m a 2,03 m
85 cm Acima de 2,04

 

Prof. André Lima

@programagravidezativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras Publicações

O Pós-Parto é para sempre

Certa vez, em um curso, ouvi da  obstetra Dra. Flávia Tarabini a seguinte frase: “O pós-parto é para sempre”. Essa frase ficou na minha cabeça e realmente faz todo sentido…

Ler mais »

Pilates na Gravidez: 1º Trimestre

O método de condicionamento físico denominado Pilates, desenvolvido no início dos anos de 1920 por Joseph Pilates tem como base um conceito denominado de “contrologia” pelo próprio criador. Segundo Joseph,

Ler mais »

Os efeitos das aulas online na gravidez

Desde o início da pandemia, nós profissionais, tivemos que nos adaptar a nova realidade. E as aulas online surgiram para garantir que as gestantes pudessem continuar ou iniciar um programa de exercícios sem precisar se expor na rua.

Ler mais »

Dor Ciática na Gravidez

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, sendo formado por várias raízes nervosas que vêm da coluna vertebral. O nervo ciático se inicia no final da coluna,

Ler mais »
Não há mais publicações
Iniciar conversa
1
Precisa de Ajuda!?
Olá!
Nós vamos te Ajudar!