Formada na Universidade Federal de Juiz de Fora
️Residência em Ginecologia e Obstetrícia pela UERJ
️Pós graduação em Vídeo Histeroscopia pelo Hospital Servidores do Estado-RJ
️Médica da Maternidade do Hospital Pedro Ernesto / UERJ
A importância da atividade física é reconhecidamente um importante promotor de saúde , atuando tanto na prevenção quanto no tratamento de muitas doenças. Na gravidez não é diferente e já não existe pré-natal sem aconselhamento para o exercício físico (obviamente respeitando individualidade e morbidade de cada paciente) .
Todo o sistema esquelético da grávida sofre influência da retenção de líquido e não é por acaso : é necessário aumentar a elasticidade das articulações para permitir aumento de diâmetro da bacia (para o parto por exemplo) e também para mudar o eixo de equilíbrio da mãe.
O crescimento do útero pesa para frente , separa um pouco as pernas e o restante do corpo faz um movimento contrário (para trás) , por isso andamos como uma “patinha“ (famosa marcha anserina).
Para manter tudo isso funcionando começamos a usar uma musculatura pouco utilizada até então e daí, muito frequentemente, aparecem dores músculo/articulares.
O exercício físico, sob orientação de profissional qualificado para atender gestantes, vai diminuir muito esse desconforto da gestação .
Correção de posturas inadequadas, fortalecimento muscular, aumento de tônus, fortalecimento perineal, consciência corporal, aumento de gasto calórico, prevenção incontinência urinária, orientação na postura para amamentacao e ainda atua de forma importante na reestruturação pós parto (porque não é só voltar fazendo qualquer exercício depois da gravidez, lembrar que temos uma musculatura mais flácida neste momento que precisa ser acionada gradativamente).
Então mexa-se !!! Você vai precisar estar em forma.
Dra. Mara Rúbia- Ginecologista e Obstetrícia
Clique aqui e agende sua aula experimental especializada em gestantes.