Em 2015, o estudo de Albright et Al, mostrou que cerca de 70% das mulheres após o parto não realizavam atividades físicas conforme as recomendações das diretrizes da Escola Americana de Obstetrícia e Ginecologia
(ACOG, 2003).
Dentre as barreiras estavam falta de informação e incentivo, tempo e ocupação, entre outras. Assim, o método do Baby Pilates tem como um de seus objetivos reduzir essa alta porcentagem apresentada pelo estudo, cabendo aos profissionais da saúde informarem e incentivarem a importância da atividade física no puerpério, desde as consultas de pré-natal.
Algumas dessas importâncias foram publicadas em 2014 pelo Summary of international Guidelines for Physical Activity after Pregnancy, em que as puérperas praticantes de atividade física têm benefícios quanto à:
Além disso, o American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG), mostrou outras vantagens como a redução da pressão arterial, dos níveis de insulina, dos níveis de doenças crônicas, entre outras.
Dentre tantos benefícios, a Diretriz Internacional do pós-parto determinou que as puérperas devem fazer caminhadas, exercícios aeróbicos, treinamento da musculatura do assoalho pélvico, e exercícios de fortalecimento e alongamento das cadeias musculares durante o puerpério.
Diante de toda essa perspectiva abordada acima, resolvemos colocar em prática o Método
BABY PILATES.
Um método novo, que tem como proposta principal oferecer um exercício especializado a este público.
Em geral, pode-se dizer que o Baby Pilates é um método novo que engloba os benefícios do Pilates no puerpério em que a mãe realiza as aulas junto com o seu bebê. Porém quando mergulhamos neste método vemos que ele é bem mais complexo, pois existem particularidades que são necessárias aprender antes de aplicá-lo.
Para a prática do Baby Pilates é necessário solicitar uma autorização médica e se capacitar quanto à puérpera e o bebê, proporcionando um acompanhamento profissional adequado às alterações hormonais e adaptações fisiológicas particulares deste ciclo gravídico-puerperal.
Sabendo como a criança com desenvolvimento motor típico evolui, nós podemos planejar as aulas para aquela mãe e seu bebê de acordo com o marco do desenvolvimento em que o bebê se encontra e assim tornar o ambiente adequado e propício para aquela criança se desenvolver.
Com objetos e exercícios pertinentes a cada faixa etária do bebê é possível auxiliar na estimulação de seu desenvolvimento em diversos aspectos como: sensorial, psíquico, motor e emocional.
Descubra mais sobre como sua empresa pode se tornar um parceiro do Programa Gravidez Ativa e contribuir para um futuro mais brilhante para nossas mamães e seus bebês.
Entre em contato conosco hoje e vamos trabalhar juntos…
Preencha seus dados para entrar em nossa lista VIP para ter prioridade na aquisição dos ingressos em nosso Curso de Gestantes, Workshop de Gestantes para profissionais e muito mais.
Rua Voluntários da Pátria 410, Loja 01. Pelinca.
Campos dos Goytacazes-RJ