O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, sendo formado por várias raízes nervosas que vêm da coluna vertebral. O nervo ciático se inicia no final da coluna, passa pelos glúteos, parte posterior da coxa e, quando chega no joelho, se divide entre nervo tibial e fibular comum, e chega até os pés. E é nesse trajeto todo que ele pode causar dor com sensação de formigamento, pontadas ou choque elétrico. Quando existe compressão ou inflamação deste nervo, surge a dor ciática que causa sintomas como dor intensa no fundo das costas, glúteo ou pernas, dificuldade em manter a coluna ereta e dor ao andar. Nestes casos é importante procurar um médico ortopedista ou fisioterapeuta para que ele possa orientar o tratamento adequado.
Dor ciática na gravidez
Em geral, 50 a 60% das mulheres sofrem de dor ciática durante a gravidez. E a intensidade dessas dores tendem a aumentar , caso não sejam tratadas. E os principais fatores que causam essas dores são:
🟣ao aumento de peso;
🟣aumento do hormônio chamado RELAXINA, causando instabilidade e frouxidão ligamentar, principalmente na região pélvica;
🟣alteração do centro de gravidade da mulher, o que pode levar à compressão deste nervo.
🟣o alargamento do quadril (necessário para passagem do bebê), causando uma rotação externa da coxa, fazendo com que o músculo Piriforme fique tensionado, pressionando ramos do nervo ciático que passam por ele.
Como Tratar
Os tratamentos mais eficazes para essa descompressão do nervo ciático e alívio das dores são conservadores, ou seja, mobilizações, liberações miofasciais, alongamentos e relaxamentos. Atividades como a natação, Ioga e o Pilates serão as mais indicadas.
Procure profissionais especializados em atendimentos às gestantes, isso será fundamental para o sucesso do tratamento
André Lima @prof.andrelima_oficial