As cólicas durante a gravidez são relativamente comuns e na maioria das vezes consideradas normais, desde que não sejam muito frequentes e intensas. Então a resposta é simples: sim, é normal sentir cólicas durante a gravidez. O primeiro e o terceiro trimestre da gravidez são os períodos com maior chance das cólicas aparecerem.
As causas das cólicas
As cólicas acontecem por vários motivos, o próprio crescimento do útero no incício da gestação pode provocas cólicas! Além disso, se a mulher tiver alguma cirurgia abdominal ou pélvica ou mesmo cesárea prévia, ela terá aderências e cicatrizes que poderão causar dores à medida que a gravidez evoluir.
Outra causa muito comum de cólica no começo da gravidez são gases. Má digestão e determinados alimentos aumentam os gases, provocando as cólicas e distensão abdominal, gerando desconforto e até uma certa preocupação para a paciente, que às vezes confunde esses incômodos com algo mais grave.
Apesar do segundo trimestre ser o menos provável de aparecer sintomas desconfortáveis, os movimentos fetais aumentam bastante nessa fase e se tornam mais perceptíveis à gestante, podendo causar cólicas quando o bebê se move dentro do útero.
Com o avançar da gestação, a mulher pode sentir a dor do ligamento redondo, que ocorre quando esse ligamento que suporta o útero é esticado à medida que o útero cresce. Esse tipo de dor geralmente é aguda e fina, porém não é preocupante.
https://youtu.be/J7sz7xXsZVs
Cólicas no final da gravidez
Já no final da gestação, o peso do feto começa a pressionar estruturas internas da pelve, provocando alguma dor abdominal. Algumas pacientes até confundem essas dores com contrações. As famosas contrações de treinamento (Braxton Hicks) também são típicas desse período e geralmente são irregulares, pouco desconfortáveis e rápidas.
Embora nem toda cólica na gravidez seja sinal de algum problema, há casos em que as dores podem se relacionar com situações mais graves. Cólicas mais fortes, que tendem a piorar, acompanhadas ou não de sangramentos, precisam ser avaliadas pelo obstetra. Se a gestação estiver adiantada, as dores também podem ser um sinal de parto prematuro. O melhor é entrar em contato com o médico o quanto antes.
O que fazer para melhorar?
Medicamentos, banho quente, alongamento, exercícios relaxantes e repouso são alguns recursos adotados para aliviar as cólicas tão comuns durante a gestação. O mais importante é conversar sempre com o obstetra para saber a melhor conduta!
Dra. Rachel Tavares- Ginecologista/Obstetra
O Pilates André Lima é especializado em gravidez e pós-parto. Oferecemos aulas presenciais e online para todas as fases da gestação. Clique aqui e agende sua aula experimental.