O Pilates aéreo nasce da adaptação de várias técnicas relacionadas ao movimento e principalmente na metodologia do Pilates.
É uma modalidade nova que utiliza a metodologia criada por Joseph Pilates ajudando na flexibilidade, no equilíbrio e na definição dos músculos.
Os exercícios suspensos utilizam a gravidade e a instabilidade para desafiar os praticantes ao equilíbrio. Os principais benefícios são: a postura, o alongamento e o ganho significativo de tônus muscular. Os exercícios no tecido podem ser feitos por pessoas com todos os níveis de condicionamento: iniciantes, para auxiliar na execução correta dos movimentos; e alunos avançados, onde são realizados exercícios desafiadores. Outra vantagem é que, assim como o Pilates, o Aéreo ajuda muito as pessoas que sofrem de dores e problemas de coluna por causa da postura. Os exercícios na posição invertida provocam descompressões na coluna, o que alivia bastante as dores nas costas.
Com a progressão das aulas conseguimos uma melhora no alinhamento postural. Além disso, a descarga do próprio peso no tecido ajuda a reorganizar os movimentos, diminui a intensidade do exercício para os iniciantes e coloca-os na postura correta, criando assim na mente do aluno a consciência corporal correta da postura.